quarta-feira, 30 de junho de 2010

Composições de ponto de venda

“Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia.
Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida.” Lao-Tsé

Partindo dessa citação máxima é que preparo minhas aulas. Penso em não entregar o conteúdo mastigado, mas fazer com que meus alunos reflitam sobre uma proposta maior. Quem disse que raciocinar era fácil? Mas, também, não significa que seja chato, tedioso.
Tive uma professora na pós-graduação que sempre me dizia que ler Deleuze era massagear o cérebro com pedra. Pronto! Não precisou mais nada! Tratei logo de descobrir quem era o tal do Deleuze e o que escrevia de tão difícil assim.
Transformei a fala da minha admirada professora em estímulo para aprender, mas sabemos que nem todas as pessoas se estimulam com as mesmas variáveis. É um erro gravíssimo acreditar que já possui uma fórmula pronta de ensino-aprendizagem. Alguns alunos se estimulariam pelas mesmas variáveis que eu, outros não. É aí que se encontra o desafio.
O trabalho do professor se inicia em conhecer seu aluno e descobrir caminhos que o auxiliem na aprendizagem. Por isso, em especial na disciplina de Planejamento de Ponto de Venda (PDV), optei por fazermos composições de PDV com diversos produtos - escolhidos pelos alunos – e fotografarmos, para analisarmos quais composições estimulariam mais o consumidor a efetuar sua compra. Neste caso, o uso do photoshop estava vedado, já que a intenção não era tratar a foto.
No desenvolver do trabalho, convidamos a Angélica, aluna do curso que já é profissional do ramo fotográfico, a captar a composição dos outros alunos. Foi um excelente trabalho, todos nós trocamos informações. Finalizo concordando com o pensamento de que o professor só pode ensinar quando está disposto a aprender; e, convido você, nobre leitor, a apreciar mais um feito dos meus queridos alunos.

4 comentários:

  1. O que o Ronaldo tá fazendo ali?? Hauhauhaua =)

    Acompanhei esse dia na ETEC Votuporanga, os alunos estavam mesmo empenhados, o resultado ficou bem legal.

    ResponderExcluir
  2. esse dia foi divertido! todos os trabalhos estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Esse dia foi maravilhoso, além de que foi perfeito, gosto muito deste elo que é aluno aprendendo com professor e o professor muitas vezes acaba aprendendo com aluno, todos estes trabalhos que foram realizados, tiramos pequenas coisas que são simples,mas que nos ensinam muito! Todos nós estamos de parabéns, por nossos trabalhos desenvolvidos e sei que mais feliz ainda está a Ana por ver como cada um esta se saindo!

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal...
    esse trabalho realmente ficou divino, espetacular
    Parabéns a todos e principalmente para a professora que soube conduzí-lo com esmero
    Abraço
    Clenira

    ResponderExcluir