quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como estrelas na terra



Já faz algum tempo que quero escrever para contar que deixei de ser professora, pois sai da Etec. Não foi fácil. Fiz uma opção entre a razão e o coração. Sempre ouvi e vi pessoas dizendo que para ser professor era necessário ser licenciado, pois esses cursos tem uma carga maior voltada a didática. No entanto, enquanto aluna, conheci alguns professores muito ruins, uns com licenciatura, mestrado, doutorado, enfim, pessoas inteligentíssimas, sem dúvida; mas que não sabiam como dividir e multiplicar com outros o seu conhecimento.
Como já escrevi anteriormente, a docência me escolheu, depois é que fui fazer uma licenciatura em Comunicação Social pela órgão onde lecionava. Mas até fazer isso eu já era professora. Sempre sonhei em ter uma casa grande e adotar muitos, mas muitos filhos. Pedia a Deus pra ganhar na sena. E não é que ganhei mesmo: fui trabalhar na Etec. Então, Deus me deu uma casa grande e com muitos, muitos filhos. Sempre sonhei em ajudar os meus filhos da melhor forma possível, contribuir para que fossem cidadãos de bem a fim de construirmos juntos uma sociedade melhor. E nisso que acredito, e acredito até hoje.
Minha vida é roda gigante, o tempo rodou num instante e tive que escolher. Sai da sala de aula. Quem me conhece me chamou de louca pra cima, sou muito passional, tenho que amar o que faço, se não, não vejo razão de ser.
Ser professor hoje é querer salvar o mundo, ou pelo menos, uma parte dele. Hoje, dia das crianças e da minha amada Nossa Senhora Aparecida, assisti ao melhor filme da minha vida: “Como estrelas na terra.” E o motivo de escrever esse post é justamente esse filme.
Vi-me na postura daquele professor, quando ele entrou tocando flauta, eu entrei batendo panelas. Quando ele dançou e cantou, dublei Justin Bieber no laboratório na aula de Corel Draw. Quantas e quantas vezes contei histórias, enxerguei o aluno como um ser único dotado sentimentos, fui psicóloga, assistente social, pai e mãe. Mas, acima de tudo, sempre fui eu, perfeccionista, sonhadora, cheia de defeitos. E, acreditem, mesmo assim meus alunos gostavam de mim!
Estou com meu coração dilacerado depois de assistir a este filme. Buscando respostas que tenho medo de encontrar para a pergunta que não quer calar: por que sair da sala de aula? Por que abandonar uma profissão tão bonita pela qual fui escolhida?
Na sala de aula fazia-me grande, ou melhor, os alunos faziam-me grande. Eles davam brilho ao meu olhar, aquilo tudo realizava-me como profissional.
Revolta-me saber que o sistema em nosso país é tão ruim a ponto de fazer-me desistir de um grande sonho!!!
Aquariana, perfeccionista e sonhadora, nada impede-me de sonhar que um dia lecionarei na escola ideal, aquela que descrevi em um post antigo.
Aos meus amados e queridos alunos, resta-me agradecer por fazer-me grande e alimentar o brilho dos meus olhos durante 4 anos. Eu espero sinceramente que eu tenha feito algo de bom, que tenha contribuído de alguma forma para o sucesso de vocês.
A mim, resta cruzar o caminho da vida para responder: quando fazer-me grande novamente?
Ao sistema, resta a esperança de um dia melhorar, de um dia ter no poder de decisão alguém que ACREDITE que a mudança se faz por meio do amor à educação.

P.S.: Não sei se continuarei com o blog, visto que meu codinome já não é mais professor.

4 comentários:

  1. Não para não. Só mude o nome o do blog!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim e tenho certeza que para todos os outros que já foram seus alunos você sempre será Professora Ana Claudia ( Tia NaCraudia ) ...
    Continue com o blog!

    ResponderExcluir
  3. Na realidade você sempre será conhecida e representada com o codinome professor, afinal você apenas parou de lecionar por um tempo, na qual seus ex-alunos sempre te chamaram por professor(a), pois muitos te veêm como espelhos para seu crescimento e seu amor e carinho pela educação permanecerão dentro de nossos corações e sempre lembraremos como a professora que fez, faz e continuara fazendo a diferença por uma educação bem melhor, no entanto este dom que recebeste de Deus ninguém apagará, fará apenas brilhar cada vez mais, para que na sua volta iluminei muito mais caminhos. Não pare com o blog, pois sempre haverá ex-aluno(a), amigo(a) com uma duvida e está duvida sempre será tirada por seu codinome: professor(a).

    ResponderExcluir
  4. Continua com o blog sim! Você sempre será nossa professorinha querida!! :)

    ResponderExcluir