quinta-feira, 7 de julho de 2011

Meu discurso como paraninfa da 1ª Turma de Marketing


Boa noite a todos.

Peço licença para, neste momento, me dirigir aos meus queridos formandos da 1ª turma de marketing da Etec de Votuporanga. Sei que prevalece, neste momento solene, a formalidade da cerimônia, mas o que almejamos, de fato, é a informalidade de nossos sentimentos e emoções agitados por este momento tão especial na vida de todos vocês.
Não há como fazer discurso e ignorar todos os momentos que vivemos durante este um ano e meio. Por isso, exponho meu discurso inspirado em três figuras que são muito importantes na minha formação: Albert Einstein, Gabriel Chalita e minha mãe.

Einstein disse uma vez: a mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.
Nesta frase ele faz alusão à grandiosidade do ser humano que se permite aprender. E como vocês, meus formandos, foram grandes! Foram eficientes e com enorme competência aprenderam e vivenciaram situações de aprendizagem que eu sei que não foram fáceis. Construção da 1ª revista da Etec de Votuporanga, doação de vários estudos de tendências para a biblioteca da escola, campanhas de conscientização, trabalho exposto na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza e, acima de tudo, superação e quebra de paradigmas, não é Suzana e Marcella?

Minha segunda figura é o educador Gabriel Chalita tão citado e vivenciado por mim durante as aulas, afinal acredito que, abre aspas “Temos esse poder. O poder de dar significado as pessoas que amamos”, fecha aspas.
Não se é educador, se não se tem amor por essa profissão. Não se pode falar de amor sem se falar de alegria. E como foram alegres! Festejavam todas as conquistas. E é preciso, de fato, festejar quando se cumpre com competência e eficácia seu dever. Mostraram que não devemos sentir medo de sermos felizes quando se é possível e preciso ser feliz. Falam e ainda falam muito. Também pudera, são vendedores, comunicadores e o objeto de trabalho deles é a voz.

Minha última figura e mais importante, minha mãe. Esta sempre me dizia: “Filha, eu te avisei”.
Te avisei que quando se encontra a profissão que se ama você irá defendê-la como se fosse um filho. Te avisei que ser educador é lidar com a alegria da descoberta e com a saudade da partida. Te avisei que os alunos fariam parte do seu ser, a ponto do brilho de seus olhos ter nomes.
Vocês, formandos da 1ª turma de técnico em marketing fizeram história. História na Etec, história na minha vida, história e significados que só nós conhecemos como a Lady Gaga, Vanessão, Palmirinha e tantos outros. Espero que continuem fazendo história na vida de vocês. Hoje é somente o primeiro passo de uma longa e prazerosa caminhada.

E lembrem-se: vocês são muito mais do que qualquer coisa que digam que vocês são. Vocês são exatamente o que querem ser. Queiram, busquem e serão. Obrigada pela oportunidade de ter estado com vocês durante todo este tempo.
Sucesso hoje e sempre nessa jornada que apenas se inicia.
Obrigada.



4 comentários:

  1. Foi pura emoção! Também amo você!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez filho, sempre filho, foi assim que me senti na minha formatura, tenho alguém pra me espelhar, quando me pego perdido com os meus alunos, já sei onde eu busco orientação quando a minha unica ferramenta é a minha mente. O que me emociona na vida são coisas simples, portanto não poderá deixar de ser uma palavra tão simples que representará o meu sentimento por tudo o que fez por mim, professora Ana Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos!!! Quantas palavras lindas! Muito obrigada por terem permitido que eu ensinasse. Ou melhor, por terem permitido que eu mais aprendesse do que ensinasse. Nunca me esquecerei de vocês!!!

    ResponderExcluir
  4. lindaaaa a msg... e n foi exatamente minha formatura!! mas vou guardar comigo pra sempre... valew ana vc é msm uma profissional e tanto... te cuida.. bjs!!

    ResponderExcluir