domingo, 20 de março de 2011

Dedicação é uma tendência!

Nossa, faz tempo que não apareço por aqui. Tentarei ser mais assídua. :)
Hoje, quero falar sobre dedicação, dedicar, do latim dedicare. Possui várias significações, mas destacarei uma em especial. “Oferecer ou destinar com afeto, (...), entregar-se, dar-se”.
É difícil, nos dias de hoje, observar pessoas que se dedicam, ao pé da letra, entregam-se, doam-se com afeto àquilo que fazem. No entanto, sexta-feira (18/03), um pequeno grupo de notáveis alunos deu uma aula de como se fazer isso: oferecer ou entregar-se ao trabalho com afeto. Dedicar-se!
A proposta apresentada consistia em uma pesquisa sobre tendências e suas oportunidades de negócios. Cada grupo se responsabilizaria por escolher um tema, apresentar dados quantitativos que comprovassem que o mesmo é uma tendência, e como isso poderia afetar as oportunidades de negócios. Deveriam elaborar um produto, denominado livro, que fosse atrativo e que pudéssemos doar à biblioteca da nossa escola, a Etec de Votuporanga. No dia da apresentação convidamos a diretora da escola Ana Rosa, a coordenadora pedagógica Elimara e a professora Clenira, que prontamente aceitaram nosso convite.
A cada apresentação dos grupos, crescia dentro de mim um sentimento que não sei se é possível descrevê-lo. Uma mistura de orgulho com saudade, afinal esta turma em breve, irá se formar. Percebi que meus alunos cresceram, desenvolveram-se! Estão prontos para o mercado de trabalho. Falaram com propriedade sobre seu tema, construíram produtos dignos de profissionais com experiência de mercado. Enfim, brilharam. Aprenderam sobre seu tema, mas, acima de tudo, aprenderam a importância do trabalho em equipe, da ajuda mútua e do respeito ao próximo. Concluiram que estão seguindo uma relevante tendência: a dedicação.
Observem as fotos, as imagens falam por si.


Trabalho das alunas: Rose Kelly, Silvana e Suzana sobre o mercado erótico. Produto: uma caixa secreta com o livro e alguns adereços como plumas vermelhas e máscaras.

Trabalho dos alunos: Celso, Jaqueline, Suelen e Thaynara sobre o mercado FAT. Produto: um livro escrito à mão sobre as oportunidades de negócio. Capa trabalhada com papel de doces, bombons e fita métrica.

Trabalho dos alunos: Gláucio, José Roberto e Luís sobre sustentabilidade. Produto: um livro feito com papel reciclado. Capa trabalhada com MDF, folhas secas e uma maquete de uma casa sustentável.

Trabalho das alunas: Janaína, Lívia, Marcella e Stephani sobre vitrinismo. Produto: um livro escrito à mão, como um diário, com a experiência de cada uma, acompanhado de fotos de vitrines de São Paulo. Caixa-vitrine (construída pelo pai da Lívia) para acomodar o livro.


Trabalho das alunas: Letícia e Márcia sobre metrossexualismo. Produto: uma pasta de trabalho que acomoda um kit (pente, espelho, caneta e bloco de anotações) juntamente com o livro.

2 comentários:

  1. Que legal pro! Quero dizer que apesar da dureza que foi fazer esse trabalho e dos imprevistos ocorridos no dia da apresentação, eu me diverti muito! que venham outros trabalhos como esse! beijos.

    ResponderExcluir
  2. É impossível falara de crescimento sem falar de solo fértil. A escola nos proporciona isso, porém de nada adiante ter o solo quando não há mãos hábeis a cultivar, como dizia meu avô, para uma boa árvore germinar e dar bons frutos, não é necessário somente pá nem adubo, mas quem tenha experiência, e saiba o que esta fazendo, isso sim é essencial. Pois bem, ai está quem sabe cultivar.
    Parabéns Ana, por nos proporcionar este crescimento, você sabe como cativar, sabe como cuidar, e os frutos ...

    Também tenho alunos, e sempre que me vejo em uma situação difícil, busco ajuda em quem me cultivou, me lembro de sua didática, e então tudo fica mais fácil, hoje estou aprendendo a cultivar, e quem sabe chegarei a ser um grande fazendeiro assim como você.

    Mais uma vez lhe agradeço por me proporcionar todo este crescimento, um grande abraço do seu aluno/amigo e que lhe respeita muito.

    ResponderExcluir